
Durante esses últimos 8 anos, ensinei alemão e morei em diferentes lugares da Alemanha e do Brasil! Com isso tive também a oportunidade de conhecer e acompanhar alunos com as trajetórias mais diversas.
Foi assim que surgiu para mim a necessidade de uma nova forma de ensinar o idioma alemão, onde o aluno é protagonista do seu próprio aprendizado e meu papel como professora é de acompanhar, acolher e orientar cada um dos meus alunos na sua jornada de aprendizagem.
Para tanto, criei também uma nova proposta pedagógica de ensino, baseada nos pilares abaixo.
CONHEÇA MELHOR O
PROPOSTA PEDAGÓGICA


1.AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
O aluno é produtor do próprio conhecimento, e eu como professora devo acompanhá-lo, orientá-lo e auxiliá-lo na construção do seu repertório linguístico no idioma alemão.
2.FOCO NA COMUNICAÇÃO
Ao invés de focar em terminar todos os níveis de forma rápida e intensiva, a proposta da Deutsch bei Caro é de ensinar o aluno a se comunicar bem e com confiança, independente do seu nível de conhecimento do idioma.
3.FLUÊNCIA COMO TRAJETÓRIA, NÃO COMO OBJETIVO FINAL
Ser fluente não é estudar até o avançado, muito menos não cometer erros; ser fluente é conseguir se expressar, entender e ser entendido em uma língua - e com a metodologia adequada, o aluno consegue fazer isso mesmo ainda nos níveis mais básicos.
4.RESPEITO À INTERCULTURALIDADE
Nas aulas nós falamos em português e em alemão, bem como falamos muito sobre quem somos e trocamos experiências de vida - essa troca é o que enriquece a nossa comunicação e nos faz aprender mais rápido e crescer como seres humanos.
5.AMBIENTE PROTEGIDO
A sala de aula é um local sagrado, onde o aluno precisa estar confortável para querer se comunicar e se desenvolver; então é de extrema importância que o espaço de aprendizagem seja um local seguro e acolhedor, onde o aluno pode errar sem medo de se sentir julgado pelos colegas e que o ritmo e o jeito de cada um seja respeitado.
6.AVANÇO EXPONENCIAL
O diferencial do Método Frankenstein é que o aluno cresce e desenvolve sua comunicação, mesmo com as estruturas de frase mais básicas, isso porque há um aprofundamento muito maior do que em cursos convencionais nos estudos e atividades relacionados a cada um dos temas propostos.

